Kitesurf, do mar do nordeste brasileiro aos lagos da Austria

Kite, o esporte do vento, no mar ou no lago 


Eta que não é kite surf, mas kitesurf, tem-se o kite e a prancha para o surf, tudo juntinho não apenas no mar, brincando no vai e vem do balanço das ondas, mas em lagos. O que importa é ter vento.  Esse esporte é o que mais se nota nas praias do Rio Grande do Norte, precisamente Parnamirim, ou melhor dizendo, em Cotovelo e Pirangi. Não pode deixar de citar que outros lugares no Estado do Rio Grande do Norte lotam na estação do vento, como SAO MIGUEL DO GOSTOSO e a desconhecida BARRA DO CUNHAÚ. Merece post separado. Isso é nordeste brasileiro.

PRAIA DE COTOVELO, RN - Kitesurfing de Pirangi em direção a Natal, RN.

A turma do kite ou profissional do esporte, se bateu vento, após a diversão em Pirangi, toma rumo até Natal brincando nas ondas por toda orla. Essa galera que ama kitesurf aproveita qualquer canto com água e vento propícios - sim, tem que ter vento e direção corretos, senão não rola e pode ser perigoso.  A regra é válida tanto para o mar quanto para lagos. Kite é o que mais se tem durante a estação dos ventos em todos os cantos do mundo, e eu achava que era windsurf - boba eu, mas se não tem vento quem manda no esporte é SUP. Esse sim, eu sei e aprecio muito. Voltando ao kite, é da desconhecida Pirangi aos lagos da Austria. Nesses, quando chega o verão, os lagos lotam de kites e de windsurfs, mais aqueles que estes. Para quem gosta ou não, mesmo não sabendo praticar, torna-se uma graça assistir. Não importa onde, há diversão na água, nadando, refrescando ou fora dela.
lago na Austria
No olhar distante, parece ser fácil o manejo seja do kite ou do windsurf, mas de fácil não tem nada. Eu me arrisquei uma vez a equilibrar na prancha do windsurf e o resultado foi um desastre. Tem que ter não só equilíbrio, mas força para manter a vela na direção exata. 
Na dúvida, melhor ficar em solo firme e apreciar a paisagem que, na sua maioria, é de tirar o fôlego de pura beleza da natureza.

Comentários