Hallstatt: vila entre montanhas e lago com jeito de paraíso

Hallstatt é um tipo de lugar que só em ver fotos acalma a alma.  Uma aldeia ou vila, localizada nos chamados alpes austríacos, com uma população pequena (talvez não tenha atingido 5 mil habitantes ainda) e suas casas construídas nas montanhas, à beira do lago Hallstätter, faz desse vilarejo um local turístico devido aos seus encantos. Próximo a Salzburg e não muito distante de Munique, deve ser colocado no roteiro de quem aprecia lagos e montanhas.

O acesso não é dos costumeiros como na maioria dos pontos turísticos europeus, que o trem ou ônibus te deixa dentro da cidade, mas de Salzburg na alta estação há excursões para o local. Quem viaja de carro é a forma mais fácil de se chegar a esse paraíso. Aos que não dirigem ou não querem alugar carro com intuito de economizar, deve pesquisar se uma excursão não sairia mais em conta, pois as opções de trem ou ônibus são salgadas. Tudo na vila e para a vila é caro, seja no transporte quanto na hospedagem. Eu fiz apenas uma passagem rápida. O ideal é dormir uma noite, se encantar com o charme dos pequenos restaurantes, acordar com a vista das montanhas, fazer os passeios ofertados no lago ou subir uma montanha até a mina de sal e ver a beleza da natureza do alto. É com certeza um passeio diferenciado. É unir natureza, beleza e cultura local.     

Para todos os lados que olhes verás montanhas....

ficou o desejo de desvendar as pequenas ruas da vila, ali pelos arredores da igreja, que com certeza esconde preciosidades 

 

em cada janela uma flor, um charme a parte....

As casas na vila são charmosas, cheias de pequenos detalhes. É como se eles esperassem, a cada ano, a primavera chegar para enfeitarem suas janelas com flores. 
 E o que é fantástico na Áustria? Você sai destinada a uma cidade e no meio do caminho haverá sempre surpresas boas. Essas rochas maciças tem um nome, mas como tudo em alemão eu não consigo memorizar, ficarei devendo. Se alguém souber, deixe nos comentários.

Hallstatt já está na lista de lugares que, se eu puder, quero voltar no verão ou primavera para curtir o dia e noite no que a vila tem além de lago e montanhas. Toda vez que vejo esse lago, ainda que em foto, me imagino com uma prancha de stand up paddle exercitando o esqueleto e admirando essa maravilha divina.

Comentários