A praia e o mar da Croácia - pedrarias em lugar de areia


Quando falamos em praia pensamos logo em areia fofinha para, descalços, termos momentos relaxantes à beira mar com os pés atolados na areia. Quem nunca? Querendo ou não é uma terapia ou descarga do stress ao poder tocar a areia e, claro, dar aquele mergulho no mar.

Para os brasileiros natos, acostumados com a vasta costa praiana, areia é algo normal e comum. E foi em uma das escapadas até a Croácia que pude perceber o quanto o mar é maravilhoso, águas transparentes, limpas....mas, não tem praia. Isso mesmo. Ao invés de areia seja ela fina e branca, grossa e amarela, no lugar há pedrinhas e conchas quebradas que doem/cortam os pés. 

E não só de pedras é feita a praia. Há ouriços do mar e reze para não pisar em algum ponto desse bichinho, pois sentirás muita dor e serás aliviado tão somente quando conseguistes retirar o pontinho preto que facilmente penetra na pele.  Fui sorteada por um minuto ao tentar molhar os pés na água. Todo banhista, sem exceção, se quer curtir o mar, é recomendável usar as sapatilhas protetoras.







Por outro lado, a infraestrutura da praia é ótima. Tem calçadão e escadas que te deixam dentro do mar praticamente. Em certos pontos eles aproveitam as curvas das pedras que acabam dando ilusão de uma mini piscina dentro do mar.

Bonito de se ver, perfeito pra quem gosta de se fazer de peixe. Veja o exemplo da foto abaixo. Estou com os pés dentro da água. Super transparente e claro, fui de havaianas pois andar na pedraria é impossível.

Croácia é perfeita para quem gosta e sabe nadar, ao estilo da orla direto para a água e lá ficar boiando. Quem curte pés na areia enquanto se balança no mar, melhor ficar do lado de fora sentindo a brisa e curtindo a paisagem, se possível com um bom drink em algum bar ou hotel à beira mar.
Próximo post: o hotel que te oferece uma bela paisagem em Porec

Comentários