Do know how to surf? if not, it is time to start...
Tem gente que vive com uma prancha rodando pelo mundo em busca de grandes ondas. Quanto maior a onda maior a adrelina, mas só para profissionais.
Tem gente que vive com uma prancha rodando pelo mundo em busca de grandes ondas. Quanto maior a onda maior a adrelina, mas só para profissionais.
A nova modalidade que está divertindo a galera é o stand up paddle, o surf com o remo, que na verdade não é tão novo, pois teve seu início na década de 30, utilizada por uma minoria e somente agora vem expandindo pelo mundo.
O esporte foi iniciado em Hawaii, chegando aos USA na década de 40, pelos beachboys, professores Waikiki, os quais utilizavam suas grandes pranchas e remos de madeira, e em pé tinham maior visibilidade dos alunos.
Em 2000 o boom do Stand Up Paddle iniciou. Antes não se produziam pranchas nem remos para a atividade esportiva, o que foi liderado por Laird Hamilton com materiais inovadores como o EPS - plástico mais rígido e a fibra de carbono, onde se podiam ver nas praias havaianas o zic zac nas ondas com os equipamentos.
Como em todo mundo, o SUP também chegou ao Brasil pelas mãos de Haroldo Ambrósio, Jorge Pacelli e, principalmente, Vitor Marçal – salva-vidas radicado em Oahu, no Hawaí, que, de férias no Brasil, a convite de Luís Gontier, dizem ter sido o primeiro brasileiro a praticar o esporte em águas brasileiras.
O SUP ganha a cada dia mais adeptos por todo o Brazil e mundo afora, não só pelos atletas, mas por todos aqueles que desejam experimentar um novo esporte, sejam surfistas ou não, por diversão, malhação, não existindo idade certa para o esporte, é um excelente exercicio físico, melhora o equilibrio porque exige ficar em pé sobre a prancha, além da qualidade de vida que o esporte proporciona, e claro, o contato com a natureza.
Com a expansão do SUP, os materiais das pranchas e remos de carborno vêm sendo desenvolvidos pelas grandes empresas, como a BIC SPORTS, com formatos, tamanhos maiores e materiais mais leves que as pranchas para surfe.
Os preços ainda não são acessíveis a todos as classes, e com o crescimento do esporte espera-se uma redução no valor das pranchas.
A prática do Stand Up Paddle é feita em pé sobre a prancha, com o remo de carbono para se deslocar por onde quiser, podendo ser iniciado deitado na prancha e joelhos. O SUP pode ser praticado nas ondas com as mesmas manobras do surfe e em águas tranquilas como as dos lagos ou rios.
Não vai faltar lugar para pegar a sua prancha e sair remando por aí...e quem sabe até em uma competição....
Get fit, stand up.
That First Glide - The Stand Up Paddle Movie Trailer
http://paddleboarddirectblog.blogspot.com/
That First Glide - The Stand Up Paddle Movie Trailer
http://paddleboarddirectblog.blogspot.com/
Pics - in Barbados and Vannes - by Soso.
Comentários
Postar um comentário