Praias com mercado em Doha. A beleza do país do futebol de 2022

O país da copa do mundo de 2022 se prepara para receber os amantes do futebol, a festa em que torcedores deixam seus países para vibrar ou chorar, além da oportunidade de conhecer nova cultura. E, no caso, esse é Doha, Qatar, o país islâmico com cultura forte, absolutamente distinta do mundo frenético dos adeptos de futebol que, ao som dos tambores, amam tomar uma cerveja, se divertir sem pudor.

Para quem não sabe, em Qatar bebida alcoólica só é permitida em hotéis e a preços salgados (uma cerveja long neck sai ao custo de R$ 50,00 - valor em janeiro de 2017). Restaurantes e bares não vendem, sendo absolutamente proibido álcool em lugares públicos. E ai indaga-se: com ou sem acordo com a FIFA, os locais conseguirão suportar os turistas do futebol que não medirão esforços para aproveitar o momento? Mostrar ombros, joelhos, usar roupas frescas com quase tudo de fora, tirar a camisa, cair na água vestidos ou pelados, beber pelas ruas etc ? Outro ponto: somente os cidadãos autorizados pelo governo podem comprar bebidas alcoólicas nos pontos de venda - as liquid stores. Eu e você, turistas, não temos permissão/carteirinha.


Na cidade de Doha, além de arranhas céus, você vai encontrar mercados, velho ou novo, os nominados SOUQS. Além do Souq mais tradicional que fica na cidade, mais ao centro de Doha, com o mercado de ouro -  sim, lá também tem ouro, há outros à beira mar, com possibilidade de dar um mergulho e admirar a beleza local. 

Nas praias, as regras serão diferentes - para nós os sem limites. No cotidiano, as mulheres devem usar burkinis (com perninhas e mangas, decote zero) e homens bermudas com pernas, sendo proibido ficar sem camisa. Você imagina tomando um banho de mar naquela água super salgada toda vestida? Será mesmo que os turistas do futebol irão obedecer qualquer regra ainda que mais liberada às nossas tradições? As praias dentro de Doha possuem ainda, seguranças. E ai daquele que desobedecer as regras. Não tem perdão. 

Quando visitei a praia em Doha que possui o mercado ao lado e um pouco mais afastada da cidade, com vários restaurantes e lojinhas, eu fui vestida normal - veja a foto acima, e elas com suas tradicionais burkas. Por não estar usando a vestimenta como manda o costume, não atenderam no primeiro restaurante que tive vontade de comer. E não adianta reclamar, você vai ficar lá plantada por horas. A dica para ser atendida nesse Souq mais afastado de Doha é procurar restaurante diverso dos locais, os com carinhas de internacionais.

Já na praia mais movimentada dentro de Doha a KATARA BEACH, com mercado novo, não houve discriminação no atendimento. A modernidade fez a diferença. A praia é linda, com vista para a cidade, possui uma espécie de cabanas chics para alugar e, claro, quem quiser usar a praia tem que pagar. Isso mesmo, pagar para pisar na areia. Do contrário, contente-se em apenas olhar da área do mercado. Vale a pena pagar? Para quem quer curtir um mergulho no golfo pérsico sim, pois ficaria ao mesmo preço quando se adquire uma cadeira ou sombreio nas praias brasileiras, por exemplo. E a diferença ? Em Doha tem segurança, limpeza e conforto. Vejam as cadeiras na foto abaixo. Quem possui criança, há espaço para as brincadeiras com tudo equipado. Modernidade e riqueza fazem parte do complexo. 
Praia ao entardecer, fica em frente ao um mercado moderno, com lojas e restaurantes. Paga-se para usar a praia.
Para quem quer economizar e não é adepto a brincar na água, o local é perfeito para passar uma tarde e, querendo, pode desfrutar do anfiteatro existente no complexo ou experimentar um bom restaurante para o jantar. Pena que ao invés de pedir um bom vinho para acompanhar, terás que se conter com um chá.  


Se mulher no mundo não tem voz ou direito, lembre-se que em tais países é pior, para não dizer que se trata apenas de um objeto sob as ordens de homens ( eles podem se casar com várias mulheres ao mesmo tempo -  que as latinas ciumentas corram deles). 
Portanto, melhor não se arriscar em lugares públicos mostrando demais o corpo. Se possível, use o tradicional. Preto para mulheres e branco para homens.             
Com respeito às culturas e tradições, todos se divertem na paz.
Em hotéis tudo é liberado. Bikinis, bebida alcoólica e, nas boates as vestimentas não tem regras. Curto, decotado, quase ao nu que por um certo momento, você esquece do mundo proibido do lado de fora.
Quer se divertir em Doha? Fique em hotéis de luxo  (indico o FOUR SEASONS ) ou passe o dia em um deles - DAY USE.

Comentários